terça-feira, 27 de março de 2012

Projeto Grafos de Relacionamento – Descobrindo uma escola em Rede







Teoria dos Grafo trata de um conteúdo que há pouco tempo foi inserido no CBC de matemática da Rede Estadual de Ensino numa perspectiva de uso importante como ferramenta matemática com aplicação em diversas áreas do conhecimento (Genética, química, pesquisa operacional, telecomunicações, engenharia elétrica, redes de computadores, conexão de vôos aéreos, etc..), pois desperta grande interesse nos alunos, pelo grau de interação e relação com o cotidiano do aluno na resolução de problemas. Esse projeto culmina com a metodologia do Multicurso (que começa no ano de 2012 uma nova formação de professores de matemática da rede estadual), de transformar as aulas de matemática numa descoberta.

Apresentaremos aos alunos uma seleção de possíveis atividades a serem implementadas numa perspectiva metodológica de Resolução de Problemas. A escolha por tal perspectiva metodológica em Educação Matemática está vinculada à prática de Ensino de Matemática que acreditamos ser capaz de contribuir para a formação de um indivíduo autônomo, criativo e capaz de aprender a aprender.

Os alunos foram divididos em grupos e cada grupo recebeu uma tarefa que seria montar um Grafo de relacionamento, baseado em temas como: Disciplina, Comprometimento, Liderança, Solidariedade, Dedicação, Superação, O que te faz estudar?, O que te atrapalha estudar?, Prazer em Estudar, Projetos Futuros.

Cada grupo escolheu um tema, decidimos fazer a pesquisa só com as salas de 3º Ano (em média 35 alunos), pois levaria muito tempo para pesquisar e construir diagramas da escola inteira (alta complexidade), após a pesquisa e a confecção dos grafos (digramas), foi possível determinar um retrato de cada sala, em temas importantes que podem ajudar a escola a montar suas estratégias de ensino. Nos grafos (diagramas) é possível identificar o aluno líder da sala apontado pelos colegas, é possível ver problemas de relacionamentos de grupos que não interagem ou alunos que si isolam, é possível perceber na visão dos alunos que a “conversa paralela é o que mais atrapalha no aprendizado” em projeto s futuros foi possível identificar que um grande número de alunos gostaria fazer um curso superior. Os resultados foram apresentados pelos alunos e logo em seguido os cartazes com os diagramas foram divulgados para toda a escola.

Resumo

A Teoria dos Grafos, apresentada como desafio, oferece aos alunos a possibilidade de usar sua intuição e elaborar suas próprias estratégias para encontrar a solução sem necessidade de recorrer a conhecimentos matemáticos formais. Do ponto de vista didático, favorece a reformulação do ensino de Matemática, abrindo espaço para o processo da descoberta, além de propor um tipo de assunto atraente para os alunos pelo grande número de aplicações importantes nos mais diversos campos, ensejando a interdisciplinaridade (CARVALHO, 2005 e PERDIGÃO, 1994).

Objetivos

  • Incentivar os alunos ao uso do processo da descoberta;
  • Dar exemplos diversificados de aplicações da Teoria dos Grafos;
  • Instrumentalizar os professores para introduzir o estudo de Grafos

Professores: Marciano Almeida Vieira, Caroline Machado e Renato Santos Pereira

Turmas: 3° M01, M02, V01 e EMI

Nenhum comentário:

Postar um comentário